Quaquié?!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Almanaque Turma do Penadinho #7


Panini/Mauricio de Sousa
Abril de 2010
R$ 3,80
72 páginas

Continuo achando que, pela periodicidade mais espaçada, as histórias deste almanaque são mais selecionadas. A arte também me parece mais trabalhada. Também acho a abordagem natural à morte muito válida para as crianças.

Paul is Dead, como outras histórias desse tipo, tem mais valor pelas referências abundantes a músicas dos Beatles do que pela trama, que gira em torno da suposta mote de Paul. Mas não deixa de ser legal.

As próximas três histórias são divertidas. Em Dublê de Corpo, Cranicola tenta usar corpos alheios para ser mais legal. Em Dia da lavação, Penadinho não consegue escapar do banho. Em Vampiro sem Capa, Zé Vampir passa momentos engraçados sem a sua.

Cada Lixo no seu Lixo é uma daquelas educativas. Importante pras crianças, mas me dá sono (eu sempre reciclo, ok?).

Em Nariz Vermelho, Frank dá uma de "Joselito". Sensacional.

Quem Tem Medo de Fantasmas? se destaca pelo traço.

Em Quebrando Galho, Dona Morte tem que lidar com uns velhos malandros que não querem morrer. Cheia de bons detalhes, como uma impagável Morte de camisola.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Chiclete com Bana Especial - Histórias de Amor


Circo Editorial
Roteiro e arte: Angeli
48 páginas
Cr$ 240

É uma coletânea de HQs curtas e tiras de temática amorosa da Chiclete com Banana.

Por mais que eu acho o Angeli um ótimo desenhista, a maioria das piadas são fracas. As histórias mais longas não têm graça em proporção - têm a graça de uma tira mais ou menos, mas você demora mais pra ler.

Há páginas com uma única frase cada uma, de um autor sei lá quem, falando qualquer coisa com pouca graça sobre o amor. Só enchimento de lingüiça.

As poucas piadas boas e o prefácio de Laerte não salvam.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

los 3 Amigos #2 - más sexo, más drogas y más guacamoles



Ensaio
1994
Roteiro e arte: Angeli, Glauco e Laerte
80 páginas

Coletânea de tiras e cartuns de Los 3 Amigos, versões mexicanas e polìticamente incorretíssimas dos próprios autores, publicados no "insustituible periódico divino y maravilloso, Folha de San Pablo".

Divertido.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Bandinha da Turma da Mônica



Fermata
1971
Músicas: Gaó Gurgel e Maricio de Sousa
Letras: Wilma Camargo
Arranjos e regência: Hector Lagna Fietta

Esse LP pré-histórico é só mais um produto pra ganhar dinheiro com os personagens. Mùsiquinhas nas quais eles se apresentam, coisinha sem graça.

Há poucos momentos dignos de nota, como a folga do Chico Bento e o Cebolinha dizendo: "Eu tloco as letlas/Não falo bem/Mas meus amigos/Não tloco por ninguém", uma graça. E não nego, o arranjo e as músicas são muito bons.