Quaquié?!

domingo, 9 de maio de 2010

The Umbrella Academy - Suíte do Apocalipse

Destaque!


Editora Devir
Outubro de 2009
Roteiro: Gerard Way
Arte: Gabriel Bá
Preço: R$34,00
192 Páginas

No mesmo ano em que Tom "Brigador" Gurney nocauteou a Lula Alienígena de Rigel X-9, quarenta e três crianças nasceram espontaneamente, em lugares aleatórios de todo o mundo, sendo que suas mães não apresentavam sinais de gravidez. Dessas crianças, sete, que sobreviveram, foram reunidas por Sir Reginald Hargreeves, vulgo Monóculo. Era formada, então, a Umbrella Academy, que tinha como objetivo salvar o mundo. A pergunta que não queria calar era "do quê?".

Nesse encadernado de The Umbrella Academy encontramos as seis histórias que compõem o arco Suíte do Apocalipse, primeiro da série. Somos apresentados aos personagens Space Boy, Kraken, Rumor, Séance, N° 5, Horror e Vanya, ou, simplesmente, Nº 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, heróis, ou não, da série. O mais interessante é o fato de a história não precisar fazer sentido. A premissa é ilógica, os poderes não possuem explicação, os vilões possuem motivações questionáveis. Mas é justamente isso que torna a história tão especial, tão fantástica. Como leitor, fiquei fascinado ao ler cada página, imaginando qual seria o incrível absurdo ao qual seria apresentado a seguir.

Mas nem tudo é uma grande viagem. A história é muito bem elaborada. Personagens de personalidades interessantíssimas, situações que criam certa tensão, e a emoção crescente a cada capítulo. São feitas muitas referências a lugares e a personalidades existentes, e isso é um dos pontos fortes da história pois, querendo ou não, acaba nos colocando dentro da mesma.

Quanto à arte, digo que é apenas magnífica. Gabriel Bá fez um excelente trabalho nas páginas de The Umbrella Academy, passando com maestria a aparência um tanto cômica que Gerard Way idealizou para seus personagens. Os cenários também são incríveis e tudo parece ser feito com leveza, sem preocupações quanto a um traço torto aqui ou outro ali. Na minha opinião, a arte não poderia ter combinado mais com a história.

O encadernado ainda possui palavras de vários responsáveis pela obra, além de vários esboços e estudos de personagens. Duas histórias extras também são apresentadas no final do encadernado, sendo a primeira um teaser feito para a Internet, de apenas duas páginas, e a segunda uma história de doze páginas criada para ser distribuida gratuitamente no Free Comic Book Day, em que o grupo de heróis está no auge de sua carreira, por assim dizer.


Para concluir, The Umbrella Academy - Suíte do Apocalipse é uma ótima aquisição. Um trabalho feito com maestria e com uma parceria que funcionou muito bem. Não é à toa que recebeu o prêmio Eisner por melhor série, capista e colorista e também o prêmio de melhor série pelo Harvey Awards.

The Umbrella Academy foi uma indicação de meu amigo de faculdade, Che, com o qual não falo desde que terminamos o curso. Se esses três anos me trouxeram algumas coisas boas, tenham certeza de que essa indicação foi uma delas.

2 comentários:

Mary Cagnin disse...

Eis uma história q eu realmente queria ler! Quem sabe seja minha próxima aquisição...

Anônimo disse...

Gostaria de saber quando teremos a continuação da história... =/