Quaquié?!

sexta-feira, 25 de março de 2011

My one and only friend, the end

Eu achava que as resenhas me tomavam tempo e dedicação demais, então quis fazer algo mais ligeiro, superficial. Descobri que mesmo uma minirresenha merece um estudo decente. Ninguém merece ter seu trabalho julgado por alguém que o leu por cima uma vez. Então não vai dar mais.

Peço perdão àqueles que injusticei (pra mais ou pra menos) e reitero minha minha posição em relação àqueles com quem fui justo (mas quais são quais?). Só fico feliz mesmo de ter feito alguma diferença na vida de algumas pessoas.

E o Alemão tem milhares de idéias magníficas pro blog, e não tem um pingo de tempo.

Eu talvez venha a comentar alguma coisinha no meu twitter (adivinhem quaquié). O Alemão vai continuar com o Blog do Tio Fê (diz ele).

E isso talvez não seja enfim o fim, mas uma pausa longa. Talvez.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pá-pum! 6

O post de hoje é quase todo sobre Vidas Imperfeitas!


Vidas Imperfeitas #2 - Mary Cagnin - *****
Aprofundamento dos personagens, momentos muito lindos! A arte continua muito boa. Arquivo muito pesado.











Vidas Impefeitas #3 - Mary Cagnin - *****
Hm, a arte-finalização está boa, mas as retículas estão tirando o charme solto das edições anteriores. É uma escolha compreensível pelo mais comercialmente aceito.











Vidas Imperfeitas #4 -Mary Cagnin - *****
Você pensa, pra onde vai essa história? Parece que ela escreve qualquer coisa... BLAM! De repente tudo se encaixa! =O O uso das retículas nos rostos é muito compentente, mas, ainda assim, me parece over reticulado. Faz falta o charme daquele desenho mais solto... O arquivo está mais leve.










Norah - Mary Cagnin - *****
wha...?













Shazam - Álvaro de Moya e outros - *****
Boa parte do livro cobre a história das HQs no Brasil e no mundo; é válida, pra quem se interessa. Alguns capítulos tentam convencer de que quadrinhos são uma coisa boa; destes, alguns são tendenciosos e anticientíficos, outros, tão bons que são válidos ainda hoje. Um capítulo mais ou menos sobre argumento, outro interessante sobre retículas e formas de impressão e uma tentativa de dicionário de onomatopéias. Mas tudo muito datado, da época em que Crumb era novidade, sério.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pá-pum! 5


The Legend: Sword of Sauer #1 - Danilo Pereira e André F. Costa - *****
Vou confessar que a arte é boinha (apesar de só ter praticamente gostosas seminuas e caras bigodudos), mas o roteiro, a levada, tudo muito, muito imaturo, noob. De que adianta cores e papel couché? É pra eu aprender mesmo a não me empolgar com as promoções do Fest Comix...












Capitão Ninja #1 a 3 - Marcelo Cassaro, Marcelo Caribé e Wagner Fukuhara - *****
Antes de UFO Team, o capitão Ninja tem que enfrentar uma mulher com pele metálica que parece querer vingança de algo do passado. Roteiro muito bem amarrado, arte muito boa (apesar de as meninas serem meio magrelas). O Capitao Ninja é o maior palhaço dos quadrinhos! Baixar aqui.









Quase #8 - *****
Essa edição da Quase está melhor. Sim, ainda há muito humor negro repetitivo, mas há também muitas piadas boas e originais.














O Cabeleira - Allan Alex, Leandro Assis e Hiroshi Maeda - *****
FOOODA! Muito bem feito em todos os aspectos! Violento (forte mesmo) mas com alguns momentos de delicadeza. Nunca mais vou ler alegremente aquele poema do trem que faz café com pão café com pão.












O Quadrinho Invade a Rede: um estudo sobre as relações entre webcomics e quadrinho tradicional - Vinícius Fernandes Lima Lopes - *****
Traz algumas informações básicas sobre quadrinhos feitos digitalmente, webcomics e principalmente uma reflexão sobre as novas possibilidades dos quadrinhos multimídia. É, em muitos momentos, confuso e repetitivo, mas é mais do que um introdução ao assunto. Parece não citar tantas fontes e exemplos quanto seria necessário. Baixe aqui.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pá-pum! 4



Jukebox #0,9 - *****
É como dito no outro post. HQs fracas.

Estudo sobre a participação do consumidor na criação de histórias em quadrinhos - Gustavo Henrich Evangelista Vieira - *****
Fala enroladamente sobre o desenvolvimento do mercado até as tendências dos dias de hoje. Quase não fala de quadrinhos. Baixe aqui.

Front #19 - Sonho - *****
Alguns autores aproveitaram o tema "sonho" pra abraçar o nonsense, outros divagam sobre algo óbvio ou pretensamente importante. Mas há alguns roteiros decentes, e os desenhos são quase todos muito bons.

Mônica # 43 - *****
A HQ do título é uma pusta lição de respeito aos desejos alheios. O resto é o de sempre, divertidinho, às vezes educativo.

Menina Infinito - Fábio Lyra - *****
Humano e cotidiano, boas histórias com traço grosso e certo. Vou confessar que a última parte mexeu comigo.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pá-pum! 3



Os Rancorosos #5 - Thiago Spyked

Além das velhas tiras de "levar um fora", tiras mais variadas. Rápido e gostoso.


HQ Udigrudi: a linguagem artística dos quadrinhos alternativos na década de 1970 no Brasil - Claudio Rogério da Silva

Dá pra aprender alguma coisa, mas o estudo é superficial e mal escrito. Baixe aqui.


Natal Disney de Ouro

Uma ou outra história realmente boa, maioria bem medíocre.


Cachalote - Daniel Galera e Rafael Coutinho

Não é tuuudo aquilo que disseram que seria, mesmo assim, é muuuito bom! Sabe aquele filme belga que você viu na única vez que foi a um cineclube? É por aí.


Brasil 2.000 e um #0 - Trilh0.01

Humor básico, quando muito.