Quaquié?!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Fanzine


Devir
Outubro de 2007
Roteiro e Arte: Fábio Moon e Gabriel Bá
R$33,00
216 páginas

O livro reúne as histórias que os gêmeos Moon e Bá publicaram em seu fanzine, 10 Pãezinhos, entre 1997 e 2001, além de outros trabalhos, tiras e imagens. Ao comprá-lo, imaginei que seria exatamente e apenas isso que encontraria em suas páginas. Mas encontramos aqui vários textos, escritos pelos próprios Moon e Bá, que falam sobre sua trajetória no mundo das Histórias em Quadrinhos, o que foi uma surpresa muito agradável para mim.

Além disso, temos também algumas páginas que mostram vários dos editoriais escritos pelos irmãos para alguns números de seu fanzine. Foram as páginas que mais me agradaram, pois os dois sabem escrever muito bem, além de mostrarem aqui diversas reflexões suas, não apenas sobre HQs, mas também sobre a vida.

As histórias apresentadas em Fanzine são dos mais diversos tipos, apresentando diversos temas, embora o tema amor, em suas mais diversas formas, seja retratado em várias delas. Além disso, é possível ver também como os traços dos autores foram se aperfeiçoando no decorrer dos anos.

Uma leitura muito interessante para se conhecer um pouco mais sobre a trajetória desses dois grandes artistas brasileiros nas Histórias em Quadrinhos.

3 comentários:

BozoDel disse...

Morro de vontade de ler essa joça. Morro de vontade de ler muitas joças. C que vou ter que abrir mão do meu orgulho de comprador e

Mary Cagnin disse...

Poxa, preciso ler mais o trabalho deles.. pelo q eu ouço falar, as temáticas deles são bem cotidianas e é bastante introspectiva, bem do tipo q eu gosto de ler, hehe..

Anônimo disse...

Realmente, a maioria das histórias narram o cotidiano, principalmente amoroso, e muitas vezes em bares. XD

No entanto, achei algumas das histórias introspectivas demais, sendo necessário viajar bastante para conseguir atribuir um sentido a elas. Isso não as torna ruins, mas prefiro aquelas que são mais claras.