Quaquié?!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Marusaku #1



Conrad
2006 (Publicado originalmente em 1983, no Japão.)
Roteiro e Arte: Akira Toriyama
R$14,90 (Mas eu ganhei!)
210 páginas.

A primeira edição de Marusaku traz os primeiros mangás de Akira Toriyama, publicados na Shonen Jump. Encontramos nesse volume um total de 7 histórias, sendo elas Wonder Island - Ilha da Fantasia e Wonder Island - Ilha da Fantasia 2, Tomato - A policial gatinha, Pola & Roid, Mad Matic, Chobit e Chobit 2. Além disso, temos mais páginas onde o autor fala sobre considerar-se sem noção na época em que desenhou algumas dessas histórias, além da péssima repercussão de algumas delas.

Engraçado é ler sobre a rejeição das histórias, e da persistência desse mangaká que acabou criando uma obra de enorme influência não só no Japão, mas em vários outros países também (Se você não sabe qual é... vá pesquisar!). As histórias realmente são "sem noção", mas essa é parte da graça. O autor abusa de expressões e faces exageradas, e embora isso não me agrade todas as vezes, me fez dar boas risadas em algumas delas. Os vilões encontrados nas diversas histórias são uma diversão à parte, que me faz doer a barriga de tanto rir de tão ridículos e engraçados que suas aparências os fazem ser.

Bem, as histórias são engraçadinhas, mas não me deixaram entusiasmado a ponto de comprar os demais números da série, por isso a nota (Minha namorada comprou o segundo volume... em breve peço emprestado.). O desenho é bem simples, no mesmo estilo que encontramos nas outras obras do autor. Limpo, apenas linhas, preto e branco. O interessante é que é possível ver a evolução dos desenhos no decorrer das histórias (E também pode-se notar como o autor usa e abusa de determinados elementos humorísticos...).

Nenhum comentário: