Conrad
1983 (edição de 2006)
Roteiro e arte: Hayao Miyazaki
R$ 29,90
136 páginas
Imaginem um mundo de tecnologia avançada onde as pessoas chegaram a fazer robôs de batalha gigantes. Imaginem que a guerra usando esses robôs destruiu o mundo em sete dias. A tecnologia se perde e, mil anos depois, as pessoas veem a tecnologia perdida da época dos robôs gigantes como nós vemos a tecnologia dos atlantes.
A civilização sobrevivente vai sendo engolida por uma floresta habitada por insetos gigantes e fungos que soltam gás venenoso. Além disso, há nova guerra entre dois impérios, e tribos independentes se veem obrigadas a participar.
Nausicaä, princesa do Vale do Vento, conversa com a natureza e com os ohmus, os mais temidos insetos gigantes da floresta. Com o pai debilitado, ela tem que guiar as tropas para a guerra.
Uma história da natureza em sua doçura e violência de um lado, e intrigas políticas de outro. Tudo isso com bastante ação.
A arte é é ótima, japonesa, mas com um feeling meio europeu. É detalhista, usa traços finos e retículas com sabedoria.
É interessante como o autor resolve situações na narrativa que, na mão de outros, ficariam confusas (pra explicar, eu teria que mostrar, e estou com preguiça).
As imagens na segunda e terceira capa dão um toque bacana, mas ficou faltando a divisão em capítulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário