Quaquié?!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Socrates in Love - O amor sobrevive ao tempo


JBC
Roteiro: Kyoichi Katayama
Arte: Kazumi Kazui
R$19,90 (Paguei R$15,00 no Fest Comix!)
192 páginas

Mangá de volume único, que conta a história do amor entre Aki e Sakutarô, dois adolescentes cujas vidas mudam totalmente após descobrirem que a jovem tem uma doença que leva os dois para dentro de uma temida escuridão. O mangá é baseado no livro de Kyoichi Katayama, que criou a história para simbolizar a seguinte frase, que leu em um livro de filosofia: "o amor é uma forma de violência que obriga as pessoas a pensarem".

A história já começa falando da morte da personagem Aki (Semelhante ao filme Moulin Rouge, que tem certos detalhes parecidos com o mangá. Se bem que, qual história de amor não possui similaridades com as demais, não é mesmo?). Acho incrível essas histórias que começam já falando da morte de um personagem mas que ainda conseguem, em seguida, torná-lo cativante.

Chorei. Do início ao fim. Me emociono muito facilmente com histórias de amor, mas nunca havia chorado tanto ao ler um mangá. Na verdade, creio que nunca chorei tanto lendo uma obra, seja ela uma história em quadrinhos ou um livro. A história é fantástica e emocionante, principalmente se você gosta de histórias de amor, pois ela mostra desde o início de uma paixão até o medo da perda que sentimos ao amarmos alguém. E os sentimentos dos personagens são muito bem mostrados, rendendo lágrimas de alegria e de tristeza em momentos diversos.

Os traços de Kazumi Kazui, que diz ter tido lágrimas nos olhos ao fazer todos os desenhos a partir da metade da história, são ótimos. São simples, mas conseguem passar perfeitamente as emoções dos personagens e passam perfeitamente o clima desejado. Simplesmente combinam com a obra. Enfim, essa é uma obra que indico à todos, apaixonados ou não, pois histórias de amor como essa são inspiradoras!

4 comentários:

Mary Cagnin disse...

É muito bonito mesmo, vale a pena ler! Recentemente tbm li uma história dessas, trágica, chama-se Um Litro de Lágrimas.. tbm é a história de uma menina q descobre ter uma doença, e mostra como a vida dela muda e tal =)

Anônimo disse...

Um Litro de Lágrimas está na minha lista de comentários que farei em breve... no entanto, diferente de Socrates in Love, achei o título publicado pela NewPOP muito fraco. É interessante como histórias que tratam de temas tão parecidos tenham gerado opiniões diferentes em mim. Talvez seja porque Socrates in Love seja, principalmente, uma história de amor. Mas em breve falo mais de Um Litro de Lágrimas por aqui!

BozoDel disse...

Biiiicha! Brimks, miga!

O livro deve ser melhor.

Anônimo disse...

Talvez. Afinal, o mangá é uma adaptação. Mas talvez a história não funcione tão bem em livro. Vai saber? Só lendo para ver...